Quem lê o jornal FolhaBV todos os dias já deve ter percebido uma novidade em suas matérias. Nas páginas do jornal, é possível divulgar e compartilhar os links da reportagem através dos novos códigos disponíveis.
Cada vez mais presente, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D que permite acessar mais facilmente o conteúdo daquela reportagem. De acordo com a gerente de marketing Néia Dutra, a nova tecnologia permite que os leitores possam compartilhar o conteúdo da reportagem sem a necessidade de buscar as informações pelo site, por exemplo.
Como acessar?
O QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.
“Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente”, explica Néia.
QR Code
O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóvel japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.
“QR Code” quer dizer, em inglês, “Quick Response Code” (algo como Código de Resposta Rápida). Eles são uma espécie de evolução dos códigos de barras tradicionais, ordenando as informações.